O HOSPITAL REGIONAL

banner1

HISTÓRICO

            A construção do Hospital Regional do Sul de Minas teve início, no ano 1919, quando foi realizada uma campanha para obtenção de fundos pela população para aquisição e construção do prédio. Após quatro anos de obras em 1923, foi inaugurada a Casa de Caridade de Varginha, funcionando somente para atendimentos particulares. Em 21 de agosto de 1928, edifício e terreno medindo cerca de 4.500 m2, foram doados ao Estado.   O Governo assumiu parte das dívidas existentes e tornou o hospital ainda maior, assumindo o compromisso de mantê-lo, ampliando suas dependências e nomeando seus dirigentes. Em 1932, o hospital passou a se chamar Hospital Regional do Sul de Minas, o Estado nomeou o primeiro Conselho Diretor por meio do Decreto 10.393 de julho de 1932.

            O Hospital Regional do Sul de Minas é uma Instituição Filantrópica fundada há 90 anos.

            Em abril de 1999, após grandes dificuldades financeiras e a possibilidade de fechamento, o HRSM se reergueu, inclusive, com a ajuda da Prefeitura Municipal de Varginha que assumiu o compromisso de auxiliar a entidade, por meio de um termo de comodato, e com o Programa de Fortalecimento aos Hospitais – PROHOSP, que veio para tentar suprir esta defasagem, preencher os vazios assistenciais, ajudar para que os Hospitais consigam equipamentos mais modernos, treinamento de pessoal, programas de informática mais eficazes, reformas necessárias, compra de medicamentos, e outras necessidades, para que possamos oferecer aos nossos clientes um atendimento de melhor qualidade.

Foi instituído um ambulatório para atendimento às Gestantes de Médio e Alto Risco, construído o Banco de Leite Humano, a UTI Neonatal e posteriormente, a Casa de Apoio à Gestante.

            Atualmente,    O SUS corresponde a 85 %  dos atendimentos realizados no hospital, o restante, inclui convênios, pacotes e particulares.

            O Hospital Regional do Sul de Minas tem como principais valores: a Qualidade no Atendimento; a Humanização; o Aprimoramento Técnico-Científico; o Investimento em Recursos Humanos e a Responsabilidade Social.

            Enfim, sempre visando o único objetivo: atender de forma competente e humanizada os nossos clientes.